terça-feira, 9 de abril de 2013

Conhecendo Reggio Emilia


ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGGIO EMÍLIA*
Maria Isabel Edelweiss Bujes**
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
RESUMO: Este estudo faz uma análise da abordagem da Reggio
Emília para a Educação Infantil. Assumindo uma posição pósestruturalista de inspiração foucaultiana, descreve a proposta
italiana e anatomiza seus discursos. A utilização das ferramentas
teórico-metodológicas possibilita determinar um espaço analítico -
no qual os domínios da ética e da política se cruzam permanentemente - para entender como operam as modernas práticas de
subjetivação, nessas experiências educativas destinadas a crianças
de tenra idade. O exame breve e pontual da referida abordagem
possibilita destacar vocabulários provenientes de campos claramente identificáveis para indicar suas articulações, filiações,
compromissos. Pressupondo-se que é a linguagem que permite
tornar determinada "porção da realidade" pensável, mostra-se
como as palavras podem tornar inteligíveis as práticas sociais e
expressar direções desejáveis para ali produzir intervenções.
PALAVRAS-CHAVE: Governamento da Infância; Reggio Emilia;
Tecno-logias do Eu; Manuais para Professoras

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